Críticas a los muñecos de la Conmebol: la controversia de los inusuales mascotas

Bonecos inusitados roubam a cena

Na última segunda-feira (17), o sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana, realizado na sede da Conmebol em Assunção, Paraguai, teve uma participação inesperada que rapidamente se tornou o centro das atenções. Dois bonecos, representando uma bola de futebol e uma taça, foram apresentados ao público, mas a recepção não foi a esperada. As redes sociais logo se encheram de críticas e piadas, com muitos usuários fazendo comparações com mascotes conhecidos, como Zé Gotinha e Globolinha. A reação foi imediata e, em sua maioria, negativa.

Reações nas redes sociais

Os comentários nas plataformas digitais foram variados, mas a maioria expressou descontentamento. Um usuário no X, identificado como @imperadorMendig, não hesitou em criticar: «Conmebol é bizarra kkkkkkk parece coisa de campeonato de bairro… uma falta de empenho absurda». Outro internauta, @FeFontanaGyn, também se juntou às críticas, afirmando: «Que coisa feia, misericórdia kkkkk nem os mascotes da Caixa ou o Zé Gotinha eram tão feios». A insatisfação foi tão grande que até @guilbasto se manifestou, dizendo: «Mas que coisa amadora, que coisa sofrível… Tantos e tantos milhões nessa Copa, pra fazerem isso».

Quem são os bonecos?

Apesar da confusão gerada, é importante esclarecer que os bonecos apresentados não são mascotes oficiais dos torneios da Conmebol, que, aliás, nunca tiveram um. Os personagens, chamados Esférico Bolete e Glória Eterna, são na verdade apresentadores de um jornal fictício da série animada «Notifut», criada pela própria Conmebol. O programa, que estreou no YouTube no ano passado, tem como objetivo contar a história dos campeões da Libertadores através de episódios curtos, onde jogadores históricos aparecem como personagens animados.

O sucesso da série animada

Embora a recepção dos bonecos no evento tenha sido negativa, a série «Notifut» tem conquistado uma boa audiência. O episódio mais popular, que retrata o Flamengo, já soma impressionantes 4,7 milhões de visualizações em português. A série apresenta outros personagens, como os repórteres Botina e Miguayo Zapata, e o entrevistador Guan Thiago Goleiro, além do trio Los Hermanos Pitazzo. Essa animação, que traz uma abordagem leve e divertida sobre o futebol, parece ter encontrado seu espaço no coração dos fãs, mesmo que os bonecos do evento tenham causado polêmica.